Home / Uncategorized / Helder Barbalho rebate críticas de Trump à COP30: “É melhor agir do que postar”

Helder Barbalho rebate críticas de Trump à COP30: “É melhor agir do que postar”

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), respondeu às críticas feitas pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, à realização da COP30 em Belém. Trump ironizou o evento em suas redes sociais, mas recebeu uma resposta direta de Helder, que destacou os avanços do Pará na redução do desmatamento e defendeu ações concretas contra a crise climática.

A crítica de Trump surgiu após o ex-presidente afirmar no Truth Social que “devastam a Amazônia para construir rodovias para ambientalistas viajarem”, referindo-se aos preparativos para a conferência climática da ONU, que começa nesta segunda-feira (10).

Em resposta, Helder Barbalho afirmou que o ex-presidente norte-americano deveria “apontar caminhos contra as mudanças climáticas” e celebrar a redução histórica do desmatamento na Amazônia, especialmente no Pará — estado que, segundo ele, “obteve o seu melhor resultado”.

“Ou, no mínimo, seguir o exemplo do Governo do Brasil e investir mais de US$ 1 bilhão para salvar florestas no mundo”, acrescentou o governador em publicação feita na rede X (antigo Twitter).

Helder também ironizou o comportamento de Trump nas redes sociais, convidando-o para visitar a COP30 em Belém: “Ainda dá tempo de passar na COP30, presidente Trump. Esperamos você com um tacacá. É melhor agir do que postar”, escreveu.

A COP30, que reunirá líderes mundiais, especialistas e organizações ambientais, começa em Belém com discurso de abertura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O principal objetivo da conferência é ajustar metas globais de combate ao aquecimento global e à crise climática. Estima-se que 2025 será um dos anos mais quentes já registrados.

Com o início da COP30, Belém se consolida como epicentro do debate climático global. A resposta de Helder Barbalho reforça o protagonismo do Pará e do Brasil nas discussões ambientais, em contraste com o ceticismo de Trump em relação às pautas climáticas.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *